DICA EDUQUE – Como lidar com o ciúme do irmão durante a gestação e no nascimento do bebê?

Sabemos que todas as crianças não reagem da mesma maneira ao saberem que vão ganhar um irmãozinho, mas é natural que sintam ciúmes. Afinal, para o filho que até o momento era único, com toda a atenção dos pais e todo o espaço da casa, a vinda de outra criança acaba com a exclusividade e gera insegurança.

Seguem algumas dicas:

  • Compartilhe assuntos relacionados ao bebê que vai chegar, respondendo todas as perguntas e dúvidas. Envolva o primogênito com os preparativos de forma natural.
  • Os pais devem deixar claro que o amor existe para todos os filhos e que a chegada de um novo irmão não muda isso. Essa fala deve ser constante.
  • Após o nascimento, procure brincar e dedicar algum tempo só com o seu filho mais velho, sem a presença do bebê. Esses momentos garantem para a criança que ela não está perdendo o amor dos pais.
  • Não deixe de estimular e mostrar seu entusiasmo por qualquer ajuda ou demonstração de carinho do primogênito com o irmão.
  • Quando a criança expressa seus sentimentos, mesmo os negativos, os pais devem aproveitar para educá-la com clareza, coerência e bom senso, de forma segura, com explicações curtas, simples e objetivas, levando em conta a sua idade, mostrando para ela os caminhos corretos e as formas adequadas de colocar os seus sentimentos.

ciumes do irmão