Educação Financeira – 2º Ano

Nosso Projeto de Educação Financeira já está a todo vapor!

A partir da leitura de alguns livros, como “O dinheiro”, de Cristina Von, “Convivendo com o dinheiro”, da Unicef, e “O dinheiro e a economia em pequenos passos”, de Michel Le Duc, discutimos sobre como as pessoas faziam antes do dinheiro ser inventado, sua origem, como consegui-lo, sua importância e a importância de poupá-lo.

Por que poupar dinheiro? Só os adultos devem ter uma poupança? Deve-se comprar tudo o que se deseja ou apenas o necessário? O que fazer com a mesada/semanada?

Para estabelecermos melhores relações com o dinheiro, temos que rever muitas de nossas posturas e práticas no convívio diário com esse recurso. Precisamos nos reeducar para aproveitar melhor o dinheiro e usufruir de seus benefícios de forma consciente. E é a partir de perguntas como essas que as crianças aprendem a lidar com o dinheiro logo cedo.

Os alunos vivenciaram momentos de compras (como a feira de frutas e a feira do livro), manusearam cédulas e moedas (antigas, atuais – de diferentes países) para que adquirissem noções sobre o sistema financeiro e, de maneira coletiva, estamos elaborando uma cartilha para divulgar a importância do uso consciente do dinheiro.