DICA EDUQUE – Como evitar que nossos filhos se tornem consumistas?

Não há como negar que no mundo moderno quase tudo tem um preço. É responsabilidade dos pais ensinar os filhos a consumir de forma consciente, oferecendo critérios saudáveis de escolha para ajudá-los a tornarem-se adultos que saibam o valor do dinheiro e consigam controlar os gastos.

Vejam algumas dicas que podem ajudar:

• Reflitam a relação de vocês, pais, com o consumismo e o exemplo que dão para os filhos. Vocês compram muito mais do que precisam?
  • Não compensem “culpas imaginárias” em relação aos filhos com presentes e mimos.
  • Aproveitem as propagandas infantis dos meios de comunicação, que são inevitáveis em nosso dia a dia, para conversar e orientar as crianças a respeito dos limites do consumismo.
  • Conversem com as crianças e avaliem a real necessidade de algo que vão comprar. As crianças precisam aprender a consumir de acordo com a precisão e o poder aquisitivo da família.
  • Façam programas com seus filhos que não envolvam consumo.
  • Não ofereçam brinquedos e presentes como prêmio, ou como moeda de troca por bom comportamento, por realizar as tarefas escolares… as crianças se acostumam e sempre vão querer mais.
  • Estimulem as crianças a cuidar de seus pertences e brinquedos. As crianças precisam aprender a preservar as suas coisas.

Consumismo