DICA EDUQUE – Qual é a importância dos avós no processo de aprendizagem das crianças?

O convívio das crianças com os avós propicia segurança e afeto. É uma relação de conforto e amor, importante para a infância e para a vida.  Esta proximidade beneficia muito os netos, que são estimulados de outra forma, em outro ambiente, ampliando as relações familiares e também o repertório de conhecimentos.

O contato entre ambos promove prazer e aprendizagem devido à transmissão de experiências e vivências que só a idade nos oferece.

A verdadeira e real presença dos avós faz a diferença na vida dos netos.

Para que os avós possam estar mais inseridos na rotina escolar dos netos, aqui vão algumas dicas para os pais:

• Incentivar os filhos a partilhar as suas conquistas escolares com os avós.
  • Mostrar as fotos dos colegas e de eventos escolares que participaram.
  • Contar quais são as suas brincadeiras preferidas no dia a dia escolar e incentivar que conversem sobre as brincadeiras dos avós na infância.
  • Mostrar e contar para os avós quais os livros e leituras preferidas.
  • Contar para eles como é a rotina escolar e quais são os melhores amigos.
  • Convidar os avós para os eventos da escola.

participação-dos-avós