DICA EDUQUE – Retirando a fralda

A retirada da fralda é uma etapa importante do crescimento e desenvolvimento das crianças, por esta razão, merece cuidados e atenção especial, pois envolve aspectos fisiológicos, emocionais e sociais que permeiam todo o processo.

Esse momento é individual e varia de acordo com cada criança, geralmente os pequenos começam a mostrar que estão prontos para deixar a fralda por volta dos 2 anos de idade, porém, algumas crianças só estarão realmente preparadas aos 3 anos.

O tempo varia, pode levar alguns dias para uma criança e meses para outra.

Separamos algumas dicas que podem ajudar neste momento:

• As crianças nos dão alguns sinais de que o momento certo está chegando: permanecem longo tempo com a fralda seca, têm horários de evacuação mais estabelecidos, demonstram desconforto e começam a avisar quando evacuam e/ou urinam, sua marcha está firme, correm, pulam, mantêm-se concentradas por um tempo maior e já conseguem expressar suas vontades, apresentando a fala mais desenvolvida.
  • O ideal é que o desfralde aconteça em uma época de calor para que os possíveis escapes de xixi não incomodem a criança;
  • É importante planejar o momento para não coincidir com outras mudanças de rotina como entrada na escola, chegada de irmão, mudança de casa etc.
  • Você pode optar por um redutor de assento. Envolva a criança no processo levando-a junto no momento da escolha;
  • Explique que ela deve avisar quando quiser usar o banheiro e acompanhe;
  • Escapes podem acontecer! Não brigue, explique à criança que é normal e que da próxima vez ela deve avisar um pouco antes;
  • Quando perceber que a criança já tem o controle do xixi e o cocô durante o dia, comece a retirar a fralda para dormir;
  • O desfralde noturno é mais complexo e pode demorar mais tempo;
  • Diminua a quantidade de líquido que a criança ingere a noite;
  • Antes de dormir, leve a criança ao banheiro e incentive que ela faça xixi;

A retirada da fralda é um processo que deve ser tratado com naturalidade, sem ansiedade ou qualquer tipo de pressão. Caso exista muita resistência, talvez seja melhor esperar. Lembre-se, o momento certo varia de acordo com cada criança.

desfralde