Judô – Infantil 4

A grande preocupação no desenvolvimento do Judô, nessa faixa-etária, é que os judocas estejam felizes em aprender algo novo.  Aos poucos, o Sensei (professor) vai ensinando aos pequenos aprendizes o poder da organização, da disciplina, da amizade, da cooperação, da força de vontade e da humildade.

Com simplicidade, começam a aprender os Ukemis (técnicas de rolamentos e amortecimentos das quedas), ensinadas pelo japonês Jigoro Kano, fundador do esporte, em 1882.

Vamos ensinando também, de forma lúdica e dirigida ao desenvolvimento do esporte, o “jacaré”, o “caranguejo”, o “macaquinho” e o “canguru”, a fim de fortalecer a musculatura e a resistência aos treinamentos.

Com o tempo, introduzimos as regras básicas do Judô, assim como a postura, o caminhar no tatame e o modo de segurar no judogui (roupa) de seu colega (adversário) e, assim, passam a ter o entendimento de um treino de Judô. Além disso, outras noções também são trabalhadas com os alunos, como a importância de lidar com o fato de ganhar ou perder uma luta.

Com o aprimoramento das técnicas, vão saindo as primeiras imobilizações – como segurar o seu oponente ou, se for o caso, como sair dela.

O mais importante de tudo é a criança e o Sensei terminarem o treino  sentindo que todo esse esforço foi prazeroso.