Para onde vai nosso alimento depois que engolimos?/ 1º ano

Nas aulas de Ciências do 1º ano, faremos uma investigação a respeito do sistema digestório e  os alunos serão instigados a refletir sobre o caminho que o alimento percorre dentro de nosso corpo.

As atividades propostas têm a finalidade de aproximá-los de comportamentos e procedimentos científicos. Iniciamos o trabalho levantando as hipóteses acerca da seguinte questão:

- O que será que acontece com o alimento depois que colocamos na boca? Para onde ele vai?

Com as hipóteses registradas, partimos para a verificação, por meio de experimentos e estudos relacionados ao assunto.

Nossa primeira experiência no laboratório teve como objetivo investigar a  saliva: Para que será que ela serve? Como é produzida? A saliva tem cor? Tem cheiro?

A partir desses questionamentos, surgiram frases como:

“A saliva tem bolhinhas e não é como a água da torneira”” ou “É, tem bastante bolhinhas e quando sai da boca escorre bem devagar”.

Permeando esse caminho de grandes descobertas, estamos acompanhando a leitura  do livro “A fantástica fábrica de cocô, xixi e pum”, de Fátima Mesquita.

No final deste semestre, iremos confrontar as hipóteses iniciais com as descobertas realizadas e, assim, concluir o percurso construtor do conhecimento científico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

Scroll To Top