Sesssão Simultânea de Leitura – 4° Ano

Desta vez, foram os alunos do 4° Ano que organizaram e realizaram a Sessão Simultânea de Leitura, envolvendo as turmas do Ensino Fundamental.

Eles escolheram os livros de Ilan Brenman e selecionaram alguns contos para ler nas rodas de leituras. As obras fazem parte de uma coleção com cinco exemplares: As 14 Pérolas da Índia, As 14 Pérolas Budistas, As 14 Pérolas da Sabedoria Judaica, As 14 Pérolas da Sabedoria Sufi e As 14 Pérolas da mitologia grega. Foram selecionadas porque são objeto de estudo dos alunos do 4° Ano, além de fazerem parte dos contos tradicionais de diferentes culturas.

Todos os alunos do Fundamental se inscreveram na sessão, escolhendo os livros pelas resenhas, que ficaram afixadas nos corredores da escola. No dia 13 de maio, reuniram-se para ouvir as histórias, de acordo com suas preferências, compartilhando as dúvidas, ideias e impressões sobre as narrativas.

As sessões de leitura acontecem periodicamente, envolvendo a participação de todos. Essa prática é favorável para a formação de novos leitores, pois é um projeto no qual comportamentos de leitor são postos em prática e são compartilhados por todos os participantes.