O Centro de Formação Eduque está associado à Escola Eduque, que é especializada na educação de crianças de 0 a 10 anos. Com conteúdos relevantes e atuais, propicia oficinas de formação e experimentação para educadores, potencializando sua prática a partir da reflexão teórica em ação. As oficinas são direcionadas para os profissionais da Escola Eduque e de outras Escolas, Colégios e Instituições.

ÚLTIMAS OFICINAS REALIZADAS:

 

Avaliação de Aprendizagem

Do conceito a prática – Março, Abril e Junho de 2016

  • Avaliação e teorias de aprendizagem
  • Avaliação da aprendizagem
  • Etapas do processo avaliativo
  • A prova no processo de aprendizagem
  • Conhecendo a Taxonomia de Bloom
  • Tipos de instrumentos avaliativos
  • Análise de instrumentos avaliativos

Centro de Formação Eduque e Creche Sírio-Libanês

Setembro e Outubro de 2015

  • As sutilezas do cuidado na Educação Infantil
  • Vamos misturar música com história?
  • Criança em movimento
  • A sensibilidade de olhar da arte.

Criar e brincar na Educação Infantil! Ações de educadores de excelência

Março 2014

  • Corpo em movimento: diálogo necessário entre o brincar e o desenvolvimento motor.
  • A natureza como elemento artístico na Educação Infantil.

Ciclo de oficinas para a creche do hospital Sírio Libanês

Formação para educadores de crianças de 0 a 3 anos – Outubro de 2013

  • O papel do educador que atende crianças de 0 a 3 anos
  • Espaço físico e rotina.
  • Cuidados com o bebê em contextos educativos.

Tecnologia Educacional – O professor e as competências necessárias ao aluno do século XXI

Setembro de 2013

  • Professor do século XXI – José Arnaldo Valente
  • O professor autor – Ricardo Maia de Toledo
  • Blog pedagógico como ferramenta de autoria do aluno – Claudia Colla de Amorim
  • Recursos interativos aplicados a Educação – Paula Virginia Schneider Pereira

Formação para educadores de crianças de 0 a 3 anos

Julho de 2013

  • O papel do educador que atende crianças de 0 a 3 anos
  • Espaço físico e rotina: educadores silenciosos.
  • Cuidados com o bebê em contextos educativos.
  • Arte, testando coisas e fazendo experiências
  • Brincar sem conversar ou conversar sem brincar, não dá!
  • Corpo um universo em constante movimento. 

Cadastre seu e-mail para envio de informações sobre futuros ciclos de oficinas.

FORMADORES

Patrícia Cintra Pedagoga (UNESP), professora de Arte (UNIMAR), especialista em Literatura (PUC/SP) e Alfabetização (ISE/CEVEC). Diretora Pedagógica da Escola Eduque.

Tatiana Duarte Pedagoga (PUC), especializada em Alfabetização (ISE/CEVEC), Administração Escolar (PUC), Educação Infantil (PUC), e em Berçário (Cruz Vermelha). Gestora Pedagógica da Eduque.

Gabriela Bento Pedagoga (PUC/SP), especialista em Educação Infantil (Escola da Vila). Coordenadora Pedagógica da Escola Eduque.

Juliana Carnasciali (JulliPop) Artista Educadora, formada pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, premiada duas vezes, em 2004 e 2009, com o 1º lugar no “Prêmio Arte Escola Cidadã”. Foi assistente da artista plástica Edith Derdyk, integrante do Projeto Muliga e assessora pedagógica da área de Arte na Escola Eduque.

Adriana Lettieri Pariz Lopes, Pedagoga (São Marcos), especialista em Psicopedagogia (UNIFAI), especialista em coordenação escolar (Centro de Estudos Madalena Freire) e em Berçário (Cruz Vermelha). Coordenadora Pedagógica da Escola Eduque.

Gabriela Romera da Silveira Pedagoga, especialista em Alfabetização e Educação Infantil (ISE/CEVEC). Assistente de Coordenação Pedagógica da Escola Eduque.

Luciane Comenale Banciella, Pedagoga (São Marcos) especialista em Psicopedagogia (UNIP) e Neuro Educação (Uniítalo). Professora da Escola Eduque.

Nádia Cristina Oliveira Pedagoga (PUC), especialista em Educação Infantil (Universidade Metodista) com formação na área de saúde e cursos de puericultura e desenvolvimento infantil, com grande experiência em berçário escolar para a ampliação de estimulação motora e das linguagens, trazendo novas experiências educativas com base em projetos desenvolvidos na Europa e América Latina. 

Cristiane Tavares Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Trabalha com formação de professores em diferentes instituições. É colaboradora permanente da Revista Emília e escreve sobre literatura infantojuvenil na Revista Brasileiros.

Marcos Tofoli Mestre em Ensino de Ciências pela USP. Atuou na formação de professores e participou da elaboração de documentos curriculares em diferentes instituições e secretarias da educação.Atualmente, cursa o doutorado em Ensino de Ciências (Currículo e formação de professores), realiza assessoria em escolas na Área de Ciências da Natureza e atua como coordenador pedagógico em uma escola de Educação Básica.

Nevinka Saavedra Pedagoga (Universidade de São Paulo-USP), com especialização em psicopedagogia.  Professora convidada pelas Faculdades Integradas de Amparo (UNIFIA) e Faculdade Jaguariúna – FAJ. Mais de 20 anos de experiência em grandes instituições de ensino como professora, coordenadora e supervisora de ensino. Atualmente é Diretora Pedagógica.

José Ocimar Licenciado em Matemática, com especialização em Álgebra e Geometria pela USP. Com 28 anos de experiência no magistério, atuou como professor em todos os segmentos. Participa de projetos voltados à elaboração de atividades para o ensino da Matemática, formação de professores e na elaboração de itens para o Saeb e Enem, no Inep. Atualmente, é professor e coordenador de Matemática.

Fabio Marchioreto Licenciado em Educação Física (USP), Pedagogo (USP), Especialização em Educação Corporal (Universidade Nacional de La Plata) e Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie).  programas de formação na empresa Movimenta, consultora de diversas editoras, autora do programa Matemática em Jogo (Ed. Pensarte) e Magia de ler (Ed. Melhoramentos).

Daniele Torres Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música (Faculdade Paulista de Artes), Especialista em Musicoterapia (FMU). Colaborou com a educadora Maria Teresa Alencar de Brito, na redação do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil.  Professora de musicalização, piano erudito e popular para crianças e adultos.