O Centro de Formação Eduque está associado à Escola Eduque, que é especializada na educação de crianças de 0 a 10 anos. Com conteúdos relevantes e atuais, propicia oficinas de formação e experimentação para educadores, potencializando sua prática a partir da reflexão teórica em ação. As oficinas são direcionadas para os profissionais da Escola Eduque e de outras Escolas, Colégios e Instituições.

ÚLTIMAS OFICINAS REALIZADAS:

 

Avaliação de Aprendizagem

Do conceito a prática – Março, Abril e Junho de 2016

  • Avaliação e teorias de aprendizagem
  • Avaliação da aprendizagem
  • Etapas do processo avaliativo
  • A prova no processo de aprendizagem
  • Conhecendo a Taxonomia de Bloom
  • Tipos de instrumentos avaliativos
  • Análise de instrumentos avaliativos

Centro de Formação Eduque e Creche Sírio-Libanês

Setembro e Outubro de 2015

  • As sutilezas do cuidado na Educação Infantil
  • Vamos misturar música com história?
  • Criança em movimento
  • A sensibilidade de olhar da arte.

Criar e brincar na Educação Infantil! Ações de educadores de excelência

Março 2014

  • Corpo em movimento: diálogo necessário entre o brincar e o desenvolvimento motor.
  • A natureza como elemento artístico na Educação Infantil.

Ciclo de oficinas para a creche do hospital Sírio Libanês

Formação para educadores de crianças de 0 a 3 anos – Outubro de 2013

  • O papel do educador que atende crianças de 0 a 3 anos
  • Espaço físico e rotina.
  • Cuidados com o bebê em contextos educativos.

Tecnologia Educacional – O professor e as competências necessárias ao aluno do século XXI

Setembro de 2013

  • Professor do século XXI – José Arnaldo Valente
  • O professor autor – Ricardo Maia de Toledo
  • Blog pedagógico como ferramenta de autoria do aluno – Claudia Colla de Amorim
  • Recursos interativos aplicados a Educação – Paula Virginia Schneider Pereira

Formação para educadores de crianças de 0 a 3 anos

Julho de 2013

  • O papel do educador que atende crianças de 0 a 3 anos
  • Espaço físico e rotina: educadores silenciosos.
  • Cuidados com o bebê em contextos educativos.
  • Arte, testando coisas e fazendo experiências
  • Brincar sem conversar ou conversar sem brincar, não dá!
  • Corpo um universo em constante movimento. 

Cadastre seu e-mail para envio de informações sobre futuros ciclos de oficinas.

FORMADORES

Patrícia Cintra Pedagoga (UNESP), professora de Arte (UNIMAR), especialista em Literatura (PUC/SP) e Alfabetização (ISE/CEVEC). Diretora Pedagógica da Escola Eduque.

Tatiana Duarte Pedagoga (PUC), especialista em Alfabetização (ISE/CEVEC). Gestora Pedagógica da Eduque.

Gabriela Bento Pedagoga (PUC/SP), especialista em Educação Infantil (Escola da Vila). Coordenadora Pedagógica da Eduque.

Juliana Carnasciali (JulliPop) Artista Educadora, formada pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, premiada duas vezes, em 2004 e 2009, com o 1º lugar no “Prêmio Arte Escola Cidadã”. Foi assistente da artista plástica Edith Derdyk, é integrante do Projeto Muliga e assessora pedagógica da área de Arte na Escola Eduque desde 2010.

Adriana Lettieri Pariz Lopes, Pedagoga (São Marcos), especialista em Psicopedagogia (UNIFAI), especialista em coordenação escolar (Centro de Estudos Madalena Freire) e em Berçário (Cruz Vermelha). Coordenadora Pedagógica da Escola Eduque.

Gabriela Romera da Silveira Pedagoga, especialista em Alfabetização e Educação Infantil (ISE/CEVEC). Assistente de Coordenaçãoo Pedagógica da Escola Eduque.

Luciane Comenale Banciella, Pedagoga (São Marcos) especialista em Psicopedagogia (UNIP) e Neuro Educação (Uniítalo). Professora da Escola Eduque.

Nádia Cristina Oliveira Pedagoga (PUC/SP), Especialista em Educação Infantil (Universidade Metodista) com formação na área de saúde e cursos de puericultura e desenvolvimento infantil, com grande experiência em berçário escolar para a ampliação de estimulação motora e das linguagens, trazendo novas experiências educativas com base em projetos desenvolvidos na Europa e América Latina.

Cristiane Tavares Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Trabalha com formação de professores em diferentes instituições. É colaboradora permanente da Revista Emília e escreve sobre literatura infantojuvenil na Revista Brasileiros.

Marcos Tofoli Mestre em Ensino de Ciências pela USP. Atuou na formação de professores e participou da elaboração de documentos curriculares em diferentes instituições e secretarias da educação.Atualmente, cursa o doutorado em Ensino de Ciências (Currículo e formação de professores), realiza assessoria em escolas na Área de Ciências da Natureza e atua como coordenador pedagógico em uma escola de Educação Básica.

Nevinka Saavedra Pedagoga (Universidade de São Paulo-USP), com especialização em psicopedagogia.  Professora convidada pelas Faculdades Integradas de Amparo (UNIFIA) e Faculdade Jaguariúna – FAJ. Mais de 20 anos de experiência em grandes instituições de ensino como professora, coordenadora e supervisora de ensino. Atualmente é diretora do Colégio Jardim Anália Franco, em São Paulo.

José Ocimar Licenciado em Matemática, com especialização em Álgebra e Geometria pela USP. Com 28 anos de experiência no magistério, atuou como professor em todos os segmentos. Participa de projetos voltados à elaboração de atividades para o ensino da Matemática, formação de professores e na elaboração de itens para o Saeb e Enem, no Inep. Atualmente, é professor e coordenador de Matemática em um Colégio de São Paulo.

Fabio Marchioreto Licenciado em Educação Física (USP), Pedagogo (USP), Especialização em Educação Corporal (Universidade Nacional de La Plata) e Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie).  programas de formação na empresa Movimenta, consultora de diversas editoras, autora do programa Matemática em Jogo (Ed. Pensarte) e Magia de ler (Ed. Melhoramentos).

Daniele Torres Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música (Faculdade Paulista de Artes), Especialista em Musicoterapia (FMU). Colaborou com a educadora Maria Teresa Alencar de Brito, na redação do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil.  Professora de musicalização, piano erudito e popular para crianças e adultos.