Criar e brincar na Educação Infantil! Ações de educadores de excelência

O que pretende?

Brincar e vivenciar momentos de exploração e criação artística são práticas permanentes da Educação Infantil, pois possibilitam que as crianças interajam entre si e com a cultura local e mundial. Isso requer um educador que conheça as potencialidades desses trabalhos e que possa articulá-lo aos interesses e necessidades das crianças.

Nas oficinas, acompanhadas por especialistas dessas duas temáticas, os educadores terão a oportunidade de refletir sobre os conteúdos envolvidos nessas situações e, ao mesmo tempo, serão convidados a praticar o que estarão aprendendo.

Público alvo: Professores e Educadores que atuam na Educação Infantil ou em formação (estudantes de Pedagogia ou Psicologia).

Local: Escola Eduque: Av. Bosque da Saúde, 1404 – Bosque da Saúde – Cep. 04142-082. Tel.: 5581 0123

mapa

prancheta Oficina 1: Corpo em movimento: diálogo necessário entre o brincar e o desenvolvimento motor.

Quando acontece: 15/03/2014

Horário: das 8h às 12h30

Carga horária: 4h30

FMarchioreto Formador: Fábio Marchioreto. Licenciado em Educação Física (USP), Pedagogo (USP), Especialista em Educação Corporal (Universidade Nacional de La Plata) e Mestrando em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie).

 Brincadeira é coisa séria. Será? O que nós professores entendemos por brincadeira será o mesmo entendimento que têm as crianças de 0 a 5 anos?

   Quando o professor tem a intenção de ensinar algo, usa a brincadeira como um recurso pedagógico, enquanto as teorias que atribuem significado ao brincar apontam que sua maior característica é a liberdade. Portanto, a ideia desta oficina é propor um diálogo necessário entre o brincar infantil e a intenção pedagógica. Para isso, circularemos pelas teorias das brincadeiras, dos jogos e do desenvolvimento motor e suas possíveis aplicações no cotidiano da Educação Infantil.

prancheta Oficina 2: A natureza como elemento artístico na Educação Infantil: “Águas iniciam pássaros!”

Quando acontece: 05/04/2014

Horário: das 8h às 12h30

Carga horária: 4h30

JMuniz

 Formadora: Juliana Carnasciali (JulliPop). Artista Educadora, formada pela Faculdade Belas  Artes de São Paulo, premiada duas vezes, em 2004 e 2009, com o 1º lugar no “Prêmio  Arte  Escola Cidadã”. Atualmente é assistente da artista plástica Edith Derdyk e assessora  pedagógica da  área de Arte na Escola Eduque.

   Já pensou em levar a natureza para dentro da sala de aula quando a sala de aula não tem como ir até a natureza? Essa é    a proposta: investigar as relações entre arte e natureza a partir de diferentes artistas e linguagens que possibilitam o trabalho com a Arte.

Pesquisar materiais, propostas, artistas, testar, experimentar, construir sentidos e sensibilidades é a base da vivência com arte na Educação Infantil, fase em que o “faz de conta” é o caminho para o contato fantástico com o mundo. Esta oficina propõe ativar nos educadores um olhar sensível e investigativo para a natureza, transformando os elementos naturais como suportes e riscadores.

Investimento

Desconto de 10% para grupos a partir de 2 pessoas de uma mesma instituição ou que já tenha feito curso no Centro de Formação Eduque.
  atendimento@escolaeduque.com.br< /a >”>investimento

Procedimento para inscrição

1. Preencher a ficha de inscrição clique aqui.

2. Efetuar o depósito em até 5 dias úteis (depósito em que seja identificado o nome do participante inscrito).

3. Enviar comprovante para o e-mail atendimento@escolaeduque.com.br, contendo nome completo, a opção de participação e telefones de contato.

4. Em caso de desistência, não haverá reembolso, mas o inscrito poderá substituir o participante.

5. A Eduque se reserva no direito de alterar o corpo docente por motivos de força maior. Caso o número mínimo de inscritos não seja atingido, a oficina será cancelada e o dinheiro devolvido.