APRESENTAÇÃO

PROGRAMA BILÍNGUE – a partir de 2019

A Eduque acredita que ser bilíngue possibilita expandir formas de se conectar com o mundo, sendo competência fundamental para que o aluno participe ativamente de uma sociedade interconectada. O Inglês é falado por mais de setecentas mil pessoas em todos os continentes, o que o torna uma Língua Internacional, possibilitando a comunicação entre diferentes povos.

Aprender inglês é muito mais do que memorizar o vocabulário e as regras gramaticais, implica em se sentir instigado a se comunicar, ou seja, usar a língua em contexto real- autêntico.  Os alunos, ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, desenvolvem as quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever – que são integradas num currículo consistente que enfatiza o uso social da Língua.

O currículo das aulas de Inglês dialoga com o Projeto Pedagógico da Eduque, com aulas dinâmicas que promovem a internalização da língua por meio de situações significativas e sistematização da aprendizagem a partir do Infantil 3 com o material Macmillan Education, reconhecido mundialmente.  Os conteúdos selecionados estão pareados com Cambridge English (YLE) e Common European Framework.

Em 2019, a Eduque ampliará significativamente sua carga horária de Inglês, incluindo o Infantil 2. Pela grande carga oferecida de 4 horas semanais a partir do Infantil 3 até o 5º ano, os alunos cumprirão um programa bilíngue*.

Esse programa será implementado como Inglês intracurricular, com a parceria da Language in Life, especialista em ensino de inglês para crianças e jovens, fundada por Heloisa Tambosi há 15 anos. A Language in Life já trabalha com a Eduque há 2 anos, conduzindo o Curso de Férias em julho – Winter Fun -, ministrando aulas para os profissionais da Eduque no English in Company e dando o suporte metodológico no Curso Extra English Lab.

* Programa Bilíngue: Escolas regulares que acrescentam um período maior para estudo da Língua Inglesa sem alterar o conteúdo escolar obrigatório (PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais e BNCC – Base Nacional Comum Curricular). 

Para cada série, há objetivos claros e progressão:

Educação Infantil

O Brincar é ponto de partida da aprendizagem, as crianças realizam propostas lúdicas que envolvem músicas, teatro, histórias e brincadeiras. As aulas são momentos de aprendizagem em que os alunos interagem com a língua alvo com o objetivo de se comunicar, pensar e se expressar de forma natural e gradativa.

Ensino Fundamental

A Língua Inglesa no Ensino Fundamental tem como objetivo ampliar, aperfeiçoar e sistematizar as habilidades linguísticas aprendidas ao longo da Educação Infantil. Os alunos participam de projetos que contribuem para a formação de conceitos e conhecimento intercultural.

Ao final do 5º ano, é realizado o exame de proficiência da Universidade de Cambridge YLE (Young Learner Tests).

EXAME DE CAMBRIDGE

A University of Cambridge é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do mundo e é especializada em exames internacionais.

A Cambridge Assessment English possui exames especialmente criados para crianças de 7 a 12 anos, que motivam e reconhecem o sucesso no aprendizado do idioma. São os YLE (Young Learners English), divididos em Starters, Movers e Flyers.