Educação Financeira – 1º Ano

Conviver com o dinheiro, planejar gastos e ensinar a poupar não são tarefas fáceis, mas devem ter início ainda na infância, com objetivo de preparar as crianças para o senso de responsabilidade e o uso adequado do dinheiro no dia a dia.

Na Eduque, as crianças começam com o Projeto de Educação Financeira no 1º Ano. O disparador desse trabalho foi o livro “Como se fosse dinheiro”, da autora Ruth Rocha. Depois da leitura, conheceram mais de perto as cédulas e as moedas do nosso sistema monetário, além dos cartões de crédito, débito e cheque.

Em nossas conversas, falamos sobre a importância do dinheiro e como devemos fazer para tê-lo em nossa conta corrente. Além disso, refletimos sobre o consumo de acordo com as nossas necessidades, e o consumo relacionado aos desejos de compra.

Após nossas reflexões, as crianças foram convidadas a produzir um cofre junto com as famílias, para pouparmos dinheiro e realizarmos a compra de um lanche na cantina da Eduque. No dia da compra, os alunos puderam vivenciar uma situação real do uso do dinheiro: checaram os valores dos produtos, conferiram o dinheiro que tinham em mãos, pensaram no troco. Enfim, colocaram em prática os conhecimentos adquiridos no Projeto de Educação Financeira.