APRESENTAÇÃO

PROGRAMA BILÍNGUE E TRILÍNGUE

A Eduque acredita que falar idiomas possibilita expandir formas de se conectar com o mundo, sendo competência fundamental para que o aluno participe ativamente de uma sociedade interconectada. O Inglês é falado por mais de setecentas mil pessoas em todos os continentes, o que o torna uma Língua Internacional e o espanhol é a língua oficial de 21 países no mundo, com forte presença na América Latina, ambas possibilitam a comunicação entre diferentes povos.

Aprender idiomas é muito mais do que memorizar o vocabulário e as regras gramaticais, implica em se sentir instigado a se comunicar, ou seja, usar a língua em contexto real- autêntico. Os alunos, ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, desenvolvem as quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever – que são integradas num currículo consistente que enfatiza o uso social da Língua.

Os currículos das aulas de Inglês e Espanhol dialogam com o Projeto Pedagógico da Eduque, com aulas dinâmicas que promovem a internalização da língua por meio de situações significativas e sistematização da aprendizagem. No caso da Língua Inglesa, a partir do Infantil 3 utilizamos o material Macmillan Education, reconhecido mundialmente. Os conteúdos selecionados estão pareados com Cambridge English (YLE) e Common European Framework.

O aprendizado da Língua Inglesa na Eduque inicia no Infantil 1 e o do Espanhol no 6º Ano/EF. Pela grande carga oferecida os alunos cumprem um programa bilíngue/ trilíngue.

No Ensino da Língua Inglesa, a Eduque conta com o expertise da Language in Life, especialista em ensino de crianças e jovens.

* Programa Bilíngue/trilíngue: Escolas regulares que acrescentam um período maior para estudo de idiomas sem alterar o conteúdo escolar obrigatório (PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais e BNCC – Base Nacional Comum Curricular).

Para cada série, há objetivos claros e progressão:

Educação Infantil – Inglês

O Brincar é ponto de partida da aprendizagem, as crianças realizam propostas lúdicas que envolvem músicas, teatro, histórias e brincadeiras. As aulas são momentos de aprendizagem em que os alunos interagem com a língua alvo com o objetivo de se comunicar, pensar e se expressar de forma natural e gradativa.

Ensino Fundamental I – Inglês

A Língua Inglesa no Ensino Fundamental tem como objetivo ampliar, aperfeiçoar e sistematizar as habilidades linguísticas aprendidas ao longo da Educação Infantil. Os alunos participam de projetos que contribuem para a formação de conceitos e conhecimento intercultural.

Ao final do 5º ano, é realizado o exame de proficiência da Universidade de Cambridge YLE (Young Learner Tests).

Ensino Fundamental II – Inglês e Espanhol

A partir do 6º Ano, iniciamos o Programa Trilíngue com a entrada da Língua Espanhola, a Língua Inglesa ganha mais carga com maior aprofundamento das regras gramaticais e ampliação mais vasta do vocabulário.

Ao final do 5º ano e 9º ano, é realizado o exame de proficiência da Universidade de Cambridge YLE (Young Learner Tests). E ano final no 8º ano, aplicamos o exame Dele de proficiência em Espanhol – Instituto Cervantes de São Paulo.

EXAME DE CAMBRIDGE E DELE

A University of Cambridge é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do mundo e é especializada em exames internacionais.

A Cambridge Assessment English possui exames para crianças e jovens que motivam e reconhecem o sucesso no aprendizado do idioma.

Os diplomas DELE outorgados pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha, são títulos oficiais que certificam o grau de competência e domínio do idioma espanhol. O Instituto Cervantes é membro da ALTE (Association of Language Tester in Europe), uma associação que respalda o reconhecimento internacional dos certificados.