Adolescência e bagagens afetivas

A adolescência é um período de grandes transformações, que requer muita capacidade de adaptação. Os jovens buscam sua própria identidade, consolidam sua autoestima, definem a carreira, despertam para a sexualidade e se identificam com alguns grupos.

Nesta fase, o convívio com o coletivo é uma grande ferramenta de inserção social. Nessas vivências, aprendem-se as primeiras lições a respeito da ética e dos relacionamentos. É um período extremamente importante, fundamental na formação do indivíduo e nas relações que eles estabelecem no mundo adulto. No entanto, é também um período de grandes confrontos e angústias, que envolvem as frustrações e o medo de ser aceito.

A família e a escola têm um importante papel formativo nesta etapa da vida. A bagagem afetiva que os jovens constroem no vínculo familiar e nas relações com os outros é responsável pela forma como enfrentam os problemas. Adolescentes que são encorajados, ouvidos e respeitados costumam agir melhor diante de contrariedades.

Algumas ações podem ajudar a estabelecer uma conversa saudável e contribuir com a formação de uma bagagem afetiva positiva:

  • Ajude a identificar e nomear os sentimentos. Geralmente, há uma enorme mistura de sentimentos nos relatos dos jovens, a mesma situação pode trazer alegria e desconforto. Ajude-o a identificar que sentimentos estão envolvidos nessa experiência.
  • Escute atentamente, tenha verdadeiro interesse pelos sentimentos do seu filho. Dê atenção durante a conversa, olho no olho, evite julgar, tente ajudar a encontrar uma saída.
  • Mostre a oportunidade de aprendizagem de todas as situações. Quando temos problemas, nem sempre vemos as oportunidades, apresente ao jovem o lado positivo ou a aprendizagem que a situação oferece.
  • Encoraje, diga que os problemas são passageiros, ajude-o a seguir em frente.
  • Estreite laços afetivos, demonstre interesse pelas coisas que ele faz – um livro, um jogo de videogame, uma série. Pergunte do que se trata, tente ficar alguns minutos junto dele para entender o seu mundo, peça que te explique.
  • Por fim, não menospreze qualquer sentimento, por mais simples que possa parecer para você. Lembre-se de que, na adolescência, eles ganham grandes proporções.

O grande desafio é ajudá-los a viver esse período especial da vida de forma saudável, respeitando suas necessidades, impulsionando-os a enfrentar os problemas que estão por vir e celebrando o amadurecimento e as grandes conquistas.

Nevinka Tomasich

Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental II