A roda no Infantil 4

Diariamente, as turmas do Infantil 4 são convidadas para um momento de socialização: a roda.

As crianças ficam sempre ansiosas e entusiasmadas quando chega a hora da roda, por isso os combinados são essenciais, pois todos têm algo a dizer ou uma novidade para compartilhar e um importante exercício é esperar por sua vez de falar e conseguir ouvir o colega.

A grande expectativa é a escolha do ajudante do dia, que é feita de maneiras diferentes: sorteios com palito premiado ou a tarja do nome, usando parlendas de escolha ou seguindo a ordem alfabética da lista de nomes. Feita a escolha, a criança marca a data no calendário, escreve seu nome na lista de ajudantes e distribui as plaquinhas de nomes aos amigos.

Às segundas-feiras, realizamos a socialização da Lição de Casa, novidade no Infantil 4. Nestas situações, elas contam aos amigos como pensaram para realizar a tarefa e mostram com satisfação os desenhos que fizeram!

Em outros momentos, usamos a roda para ouvir deliciosas histórias, o que permite ampliar a imaginação das crianças e contribui para sua formação como leitoras.