A rotina do Período Complementar 4 e 5

Passar o dia na escola, ter uma rotina flexível com muitos momentos de brincadeiras, ampliar o repertório cultural e ainda ter a oportunidade de conviver com amigos de outras faixas etárias é o que o Período Complementar proporciona às nossas crianças.

A brincadeira e a cultura são grandes aliadas e permeiam a nossa rotina diariamente. É por meio delas que as crianças aprendem a compartilhar, participam de diferentes situações, fantasiam e desenvolvem a autonomia em relação aos cuidados pessoais, pertences, segurança na circulação pelo espaço e na resolução de conflitos.

Acompanhadas pela monitora em um espaço preparado especialmente para recebê-las, as crianças vivenciam diversas experiências a cada dia da semana, consolidando a nossa rotina com momentos de relaxamento, brincadeiras, movimentos, teatro, histórias, piqueniques, arte, culinárias, lição de casa (apenas alunos do Integral) e oficina de sucata. Assim, os dias do período complementar se tornam mais divertidos e prazerosos.

Nossos “fazeres” na Oficina de Sucata já começaram! Produzimos um ratinho utilizando pregador e tampinhas de garrafa pet e também um pé de dinossauro com caixas de sapato. Nos momentos de recreação, temos resgatado as brincadeiras antigas, como ovo na colher e corre cutia.

O momento do almoço para o Infantil 5 foi muito esperado, pois os alunos estavam ansiosos para comer utilizando garfo e faca. Ainda com auxílio da monitora, eles já manuseiam esses utensílios, desenvolvendo, a cada dia, maior autonomia. Também ganhamos uma “boquinha”, nossa mascote, que foi carinhosamente apelidada de Lilica. Ela adora comer as cascas das frutas e incentiva as crianças a provar novos alimentos. Diariamente, por meio de parlendas, sorteamos quem cuidará da Lilica, responsabilizando-se até pela escovação dos dentes dela.

Assim, nossos dias vão seguindo cheios de descobertas, conquistas e muita brincadeira!