As aulas de Matemática no 2° ano

A matemática está presente no ambiente à nossa volta, estimular o conhecimento desta área e contribuir com o desenvolvimento de aptidões nas crianças é prepará-las para o mundo.

A necessidade do uso do raciocínio lógico apresenta-se frequentemente em situações cotidianas, seja na tomada rápida de decisões, na interpretação de textos, nas formas de expressar-se, como também na resolução de problemas matemáticos.   Sabendo disso, trazemos para sala situações da vida em que a matemática se faz presente como, por exemplo, quando os alunos tiveram como lição de casa a tarefa de calcular a diferença entre dois valores de produtos encontrados no mercado.

No 2º ano, eles são confrontados com atividades que os estimulam a fazer contagens, comparações e resoluções de problemas. O papel da professora é perguntar mais do que responder, para incentivá-los a pesquisar e ser cada vez mais curiosos e criativos.

As estratégias de aula são diversas, a fim de atender as necessidades de cada um e possibilitar que encontrem alternativas diferentes para solucionar um mesmo problema; um exemplo é o trabalho com jogos de tabuleiro. Outra estratégia utilizada com frequência é a de chamar os alunos para que expliquem ao restante da turma a forma como chegaram ao resultado de um problema – assim, as crianças ficam com um leque de possibilidades de raciocínio lógico.

Como os alunos se apropriaram, de forma concreta, dos conceitos matemáticos, apresentam melhor desempenho ao realizarem as atividades propostas no Caderno Eduque.

Nossas aulas de matemática permitem que os alunos atinjam um grau de excelência nos estudos, privilegiando o conhecimento e  trazendo situações significativas e desafiadoras, o que incentiva o pensamento criativo e fortalece a autoestima, não apenas no âmbito escolar, mas também no dia a dia.