As crianças do Infantil 4 ocupam o Museu Lasar Segall

Muitos foram os aspectos trabalhados antes, durante e depois da visita do Infantil 4 ao Museu Lasar Segall. Sair da escola já é, por si só, uma grande aventura para as crianças. Construímos, em cada grupo, combinados para o “grande dia”, a fim de prepará-los para o mundo fora dos muros da escola: ficar perto das professoras, escutar o educador do museu, não colocar as mãos nas obras de arte sem antes saber se pode, levantar a mão para falar, escutar e ser escutado. Combinados que foram cumpridos com tranquilidade por eles, que se tornarão, cada vez mais, familiarizados com este tipo de ambiente, objetivo do projeto institucional da Eduque: “Para comer com os olhos”.

As crianças foram capazes de relacionar os desenhos do artista Lasar Segall com os artistas que conhecemos ao longo do ano: “O Lasar Segall também desenhava num Caderno de Artista?”, “Ele gostava de usar linha, igual a Edith Derdick?!”, “A gente também tem lápis e aquarela pra pintar, lá na escola!”.

Ver o quanto os alunos da Eduque sentem-se pertencentes ao ambiente cultural, que é o Museu, nos faz ter a clareza do quanto a arte é uma linguagem próxima das crianças. Encantaram-se com os desenhos, formas e cores da exposição, verificaram grandes esculturas, localizadas no jardim do museu, local onde realizamos um agradável piquenique. Também tiveram a oportunidade de tocar em esculturas, percebendo, através do tato, as nuances de cada uma: “Será que o Lasar Segall queria mesmo ter modelado uma mamãe? Porque parece muito uma mamãe, né?!”.

Ao final da visita, nutridas pelas obras, pelo espaço e pelas conversas, as crianças puderam produzir as suas próprias artes no atelier do museu, explorando, criando, expressando e aprendendo!