Conhecendo a Eduque – Infantil 2

A organização dos espaços na Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, pois os ambientes contribuem para as experiências motoras, cognitivas, sociais ou afetivas.

Com a adaptação da maioria das crianças chegando ao fim, os grupos do Infantil 2 começaram a explorar a escola e conhecer novos espaços. Da portaria ao parque, do teatro à quadra, cada cantinho está sendo visitado para que todos se sintam cada vez mais seguros.

Ao longo do nosso dia, percorremos vários ambientes da escola e já pudemos perceber que, para essas turmas, brincar na Pracinha é sempre uma curtição: a possibilidade de explorar água, terra ou mesmo ver a bexiga voar com o vento encanta as crianças.

Nos piqueniques na Casa da Árvore, enquanto as crianças se alimentam, cantamos algumas músicas, chamamos atenção para os sons que existem ao ar livre e observamos os pássaros que de vez em quando voam próximos a nós, isto faz com que a hora do lanche seja tranquila e proveitosa.

Na quadra, a possibilidade de correr, pular, saltar e passar por circuitos feitos pelos professores amplia cada vez mais a percepção de espaço, do tempo, assim como a noção corporal das crianças.

A cada ambiente explorado, uma nova descoberta é feita – no Atelier, um ninho de passarinho; no Estúdio, os corpos se multiplicam diante dos espelhos e assim as crianças vão se apropriando do espaço que também é delas.