Conhecendo nossa cidade – 4º Ano

Nas aulas de Geografia, os alunos do 4º Ano estão estudando o surgimento, a organização e as transformações dos municípios.

Durante os primeiros contatos com o conteúdo, perceberam que o surgimento da nossa cidade, e da maioria das demais, ocorreu no que hoje chamamos de “Centro”. A partir dessa informação, discutimos que tais locais tornaram-se pontos turísticos muito visitados que, além de ajudarem a contar a história de cada município são importantes fontes de comparação que nos permitem perceber as transformações da paisagem ao longo do tempo.

Após esse momento, as turmas foram desafiadas a produzir maquetes que representassem pontos turísticos do nosso munícipio. A empolgação tomou conta das turmas e a dedicação esteve presente durante todo o processo, desde o levantamento das ideias até os últimos detalhes.

Ao longo do trabalho, eles precisaram dialogar e ouvir a opinião dos colegas para chegar a um consenso…. Talvez essa tenha sido uma das etapas mais desafiadoras para os alunos.

Com as maquetes finalizadas, montaram a exposição no corredor do Ensino Fundamental e ficaram orgulhosos dos resultados finais.