Dia Esportivo: “Jogos das Estrelas”

Em agosto, realizamos o Dia Esportivo, evento em que os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental apresentaram as habilidades adquiridas nos cursos de Iniciação Esportiva (IES), Judô e Futsal.

A proposta deste ano foi inspirada no ‘’JOGO DAS ESTRELAS” (All-Star Game), da NBA (National Basketball Association – Liga Americana) e também no NBB (Novo Basquete Brasil), em que atletas profissionais demonstram seu desempenho em incríveis enterradas e arremessos.

No entanto, as atividades vivenciadas durante as aulas e no Dia Esportivo não ficaram limitadas apenas ao Basquete. Iniciamos com a apresentação da turma do Futsal, em que os alunos mostraram sua capacidade de manipular a bola, fazer deslocamentos e dribles com muito talento e, claro, grandes defesas e lindos gols, que fizeram a alegria da torcida.

As turmas do IES apresentaram habilidades com bola presentes no Handebol, Basquete e Futsal. O Atletismo também foi trabalhado na corrida com barreiras e no salto com vara. Os alunos demonstraram aptidão nos esportes alternativos, como o tênis de mão e o tênis de mesa. Os jogos pré-desportivos trouxeram vários desafios, nos quais eles tiveram excelente desempenho.

Judocas mudam de faixa

Sob os olhares dos pais e familiares, os judocas da Eduque participaram da Cerimônia de Troca de Faixa, que é a graduação do Judô, representando a evolução do aprendizado físico, mental e espiritual presentes neste esporte. O aluno passa por um teste oral sobre conhecimentos gerais da modalidade e um teste prático, executando golpes e imobilizações.

Segundo Jigoro Kano, que fundou a modalidade em 1882, a essência do Judô (Ju – Caminho, Dô – Suave) não está na vitória nem na revelação do talento, mas no esforço para consegui-las.

A graduação de faixas varia de acordo com os níveis de conhecimentos históricos, filosóficos, os princípios do espírito do Judô, bem como domínio e habilidade na execução dos movimentos; além da contribuição na divulgação e progresso do Judô.

Para mudar de faixa, o aluno precisa aprimorar seus conhecimentos e melhorar as técnicas de golpes e imobilizações. Assim, no decorrer da aprendizagem, vai ganhando graus em sua faixa. Ao completar três graus, o judoca está apto a fazer a prova de mudança de faixa.

Ao final do evento, nossos atletas ganharam uma medalha, valorizando o desenvolvimento obtido nas aulas.

Parabéns a todos os alunos do IES, Futsal e Judô!