DICA EDUQUE – 4 Dicas para o retorno das aulas

O início das aulas está chegando! Este momento pode se tornar ainda mais especial com organização e planejamento, por isso, selecionamos 4 dicas para facilitar o retorno:

1. De volta à rotina
Depois de semanas em férias é importante colocar o relógio dos pequenos para funcionar e, de maneira gradativa, estabelecer os horários ideais de alimentação e sono. Lembre-se, rotina proporciona segurança!

2. Celebre!
Não se esqueça de ir contando com muito entusiasmo que o momento de voltar às aulas se aproxima. Para os alunos maiores, o incentivo dos pais e a alegria de rever amigos e professores ajudam a espantar a preguiça! E para os alunos menores, conte sobre o retorno/ início com muita animação, demonstrando que a escola é uma experiência muito divertida e interessante. Não deixe de fotografar em casa as crianças prontas para o primeiro dia de aula!

3. Organize
Organize com antecedência os materiais, livros, uniforme e itens necessários, verifique as datas de retorno e possíveis reuniões iniciais nos informativos já enviados pela escola. Envolva as crianças com tarefas adequadas para a faixa etária, como separar o uniforme e organizar os materiais no estojo e mochila.

4. Demonstre interesse
A participação da família na rotina escolar é fundamental para estimular o interesse e desenvolvimento das crianças. É importante que os pais preparem os filhos para o ingresso ou para as pequenas mudanças do próximo grupo (rotina, novos amigos, professores etc.) contando de maneira tranquila e positiva (consulte o informe “O que muda no próximo ano letivo” enviado por e-mail em dezembro e o informe sobre “Adaptação”). Mostre que você está feliz pelo início das aulas e tenha uma conversa real com seus filhos, dando abertura para que a criança conte sobre suas expectativas.

Bom retorno às aulas!