DICA EDUQUE – Como estimular a criança a comer melhor?

nutricao

O incentivo da família e da escola é muito importante para uma alimentação saudável na infância!

Cardápios coloridos: As cores dos alimentos ajudam a compor a apresentação dos pratos e são ótimas para atrair a atenção e o apetite da criança.
Montagem do prato: É interessante, montar o prato de diferentes maneiras.
Alimentos preferidos: Sempre que possível, inclua nas refeições os alimentos de maior preferência, assim ela aceitará com mais facilidade os outros alimentos.
A associação com o lúdico: Preparações diferentes, vegetais e novidades tendem a ser menos aceitas pelas crianças. Os menores, entendem e aceitam muito melhor a alimentação que é “consumida também por um super herói” por exemplo.
Importância da alimentação: Para crianças maiores explique a função dos alimentos, e sua importância. Introduza na hora da refeição assuntos ligados a uma boa nutrição.
Modo de preparo do alimento: Se não aceitar de uma forma, uma nova elaboração no preparo dos alimentos, pode facilitar a aceitação.
Refeição em Família: É interessante que os pais façam o consumo dos mesmos alimentos que seus filhos, que consumam frutas, saladas, legumes e que tenham ao menos uma refeição juntos em casa.
Envolver a criança na escolhas e no preparo dos alimentos.