E agora? Inês é morta… – 5º ano

Foi com essa conhecida expressão que as turmas do 5º ano iniciaram a leitura compartilhada do livro “Inês”, escrito pelo autor Roger Mello e ilustrado por Mariana Massarani. Durante nossa roda apreciativa, exploramos a capa e os alunos levantaram diversas hipóteses sobre o conteúdo da história.

A cada leitura realizada, foram percebendo que além de observar o belíssimo texto construído em forma de poema, também precisavam “ler” as ilustrações, uma vez que traziam informações importantes para a compreensão dos acontecimentos.

No decorrer da narrativa, diferentes sentimentos tomavam conta das turmas: surpresa, indignação, tristeza, ansiedade, carinho, inquietação… Enfim, essa leitura envolveu todos, mas mesmo verificando os desdobramentos da história, uma dúvida inquietava os alunos: “Essa história é verdade mesmo?”, “Será que isso aconteceu de verdade? Não pode ser…”.

Sendo assim, ao terminarem a leitura, eles foram desafiados a pesquisar os possíveis acontecimentos reais dessa história e se surpreenderam com o que descobriram.