EDUQUE’S DAYS ON ICE CURSO DE FÉRIAS – GRUPO 3 – 1ª SEMANA – 1º ao 5º ano/EF

Iniciamos o Curso de Férias com o tema “Eduque’s Days On Ice”, que traz “experiências” em terras geladas ao longo do mês. Iniciamos com “A Era do Gelo” – os alunos conheceram fatos históricos da vida em lugares de baixas temperaturas nas diferentes Eras.

Desvendamos como o planeta Terra, há mais de 2 milhões de anos, iniciou o processo chamado “Era do Gelo”. Brincamos de escavar cubos de gelo e encontramos alguns animais extintos na Era Glacial, como o Mamute Lanoso e o Tigre Dentes de Sabre.

Durante o mês, os alunos conhecerão os esportes praticados nos “Jogos Olímpicos de Inverno”, ocorridos este ano na Coréia do Sul. Esta semana, praticaram o Curling: modalidade praticada em pista de gelo com o objetivo de lançar pedras de granito o mais perto possível do alvo, enquanto varredores esfregam o gelo para que fique liso. Na Eduque, a brincadeira foi adaptada com materiais alternativos.

Montamos ainda casas como as dos primeiros Homo Sapiens, fizemos pinturas rupestres de animais nas cavernas e nos aventuramos em uma escavação arqueológica.

Encerramos a semana com uma deliciosa culinária: biscoitos amanteigados no formato dos animais pré-históricos e organizamos a Festa na Caverna, bem gelada e divertida.

Isso é só o começo! Afinal, não é por que está frio que não podemos explorar e brincar!

Receita: Biscoitos Amanteigados

Ingredientes:

• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de manteiga
  • 2 colheres (café) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Coloque a farinha, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha numa tigela e amasse bem com as mãos até formar uma massa uniforme.

Separe a massa em 3 porções, modele biscoitos de vários formatos com 1 cm de espessura.

Unte uma assadeira e coloque os biscoitos, deixando distância entre eles.

Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos ou até que fiquem levemente dourados.