Era uma vez… – Infantil 4

Um grupo de crianças curiosas, que aprendiam tudo sobre os encantos do mundo. Nada escapava de seus olhares atentos!

Elas se reuniam todos os dias na escola, um lugar mágico onde conversavam, aprendiam e investigavam. Assim, viviam e se divertiam juntas, até que algo muito especial aconteceu! Suas salas foram invadidas por um ser fantástico que, além de transformar o ambiente, deixou um baú misterioso como presente. Na carta encontrada, identificaram uma assinatura: “Com amor, Fada Madrinha”.

Começava assim o caminho de um projeto de estudo em que os contos maravilhosos, como “Branca de Neve”, “A princesa e a ervilha” e “Rapunzel, seriam explorados pelas crianças. A cada novo conto, a Fada Madrinha deixava uma carta, que era respondida pelas turmas!

Esses contos também foram para casa e cada criança pôde escolher um para contar a seus pais e ilustrar em um caderno especial, feito pelo grupo.  A cada retorno, elas ficavam radiantes ao compartilhar e trocar ideias com o restante do grupo.

“Eu escolhi desenhar esse anão malvado, eu não sabia que tinha uma história assim!”

“A parte que eu mais gostei foi o final, que antes de viver feliz pra sempre, eles dançam num baile!”

Desta maneira, aprenderam sobre o universo mágico dos “contos maravilhosos”, um gênero literário com estrutura e narrativa próprias, que colaboram com a alfabetização.

Depois de iniciar esta aventura no mundo literário, essas crianças curiosas certamente viveram “Felizes como sempre”!