Estudo Pessoal – 3º Ano

Na Eduque, a partir do 3º ano, os alunos contam com o Estudo Pessoal, que ocorre diariamente na grade horária – são trinta minutos de trabalho. O E.P. tem o objetivo de retomar ou aprofundar conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com as necessidades dos alunos.

Por não ser um momento de abordar novamente conteúdos já dados em sala, mas de fazer um recorte que contemple as principais necessidades dos alunos, procuramos dividir a turma em grupos e oferecer a cada um, individualmente, atividades de acordo com a dificuldade apresentada, a possibilidade de avançar em determinado conteúdo ou tirar uma dúvida específica, sempre tendo a clareza do objetivo a ser alcançado.

Para isso, a observação permanente e atenta da professora permite acompanhar a construção do conhecimento, identificar eventuais problemas, dificuldades e corrigi-los antes de avançar, evitando o acúmulo de defasagens.

Para estas atividades, serão usadas folhas de papel sulfite amarelo ou lápis amarelo, se o Estudo Pessoal for realizado no caderno. Algumas vezes, utilizamos tirinhas coladas nos cadernos para registrar o que foi realizado em determinado momento.

Com o Estudo Pessoal, nossos alunos têm mais uma oportunidade de ter sua individualidade e ritmo de trabalho cuidados e estimulados.