Geometria no 5º Ano

“A Geometria torna a leitura do mundo mais completa, a comunicação das ideias se ampliam e a visão Matemática torna-se de fácil entendimento.” (José Neto, 2007)

A Geometria encanta os estudantes por fazer parte do universo físico, estando o tempo todo nos envolvendo com formas que chamam a atenção nos espaços por onde passamos.

Ao entrarem em contato com informações teóricas, eles ampliam o repertório e o conhecimento acerca desse universo, deixando  que o conhecimento intuitivo do cotidiano se transforme em conceitos significativamente interiorizados.

Analisando mapas na lousa digital e observando percursos durante a rotina diária, por exemplo, os alunos do 5º Ano vivenciam experiências envolvendo retas paralelas, perpendiculares e concorrentes, além de colocarem em prática também estudos relacionados aos ângulos, não apenas os de 90°presentes nas retas perpendiculares,  mas todos os que podem ser utilizados em um trajeto monitorado por seus olhos atentos, que, assim, vão aprendendo a transpor para a vida situações e conhecimentos construídos na escola.