Foto de destaque

Lição de Casa – Infantil 4

A tão esperada “lição de casa” teve o seu início no mês de março para os grupos de Infantil 4. Mais do que exercícios de retenção de conteúdo, a lição de casa, para crianças desta faixa etária, além de ser uma marca de crescimento, tem objetivos específicos e fundamentais pra toda a vida escolar: a criação de hábitos produtivos e a aprendizagem de procedimentos.

O que diferencia a lição de casa da lição feita em sala de aula é o intercâmbio de informações que se faz necessário para sua realização. Não há a intervenção da professora e sim o auxílio dos pais.
Desde o início do ano, as crianças estavam eufóricas, aguardando o início das atividades:

“Ah, eu quero logo fazer a lição na minha casa, pra minha mãe ver!”
“Eu já tenho um lápis igual a esse, que meu pai me deu pra escrever na lição!”

A expectativa pela lição traz consigo o protagonismo da criança e o exercício da sua independência, aspectos extremamente importantes para a constituição de uma postura de estudante e para a formação de alunos e alunas responsáveis e comprometidos com sua própria aprendizagem.

Por ser fundamental no trabalho pedagógico, existem dois momentos planejados na rotina de sala de aula para potencializar ainda mais a lição de casa. Temos, toda sexta-feira, a roda para que a professora explique a lição e organize o caderno junto com as crianças, servindo como modelo na manipulação dos materiais e no preenchimento da data. A lição tem sempre relação com algo já trabalhado em sala de aula.
O segundo momento ocorre às segundas-feiras, que é a roda de compartilhamento da lição, que se torna cada vez mais especial!

É neste momento que refazemos combinados, como o uso exclusivo do lápis de cor e grafite, por exemplo. Além disso, conversamos em grupo sobre as facilidades e dificuldades na execução da tarefa. As crianças gostam de contar quem ajudou e em que momento fizeram. Esta socialização é muito importante no processo de aprendizagem, pois compartilham as diferentes estratégias para resolver as questões que foram propostas.

A lição de casa entrou na rotina do Infantil 4 de uma maneira lúdica e divertida através da escrita dos nomes próprios. As crianças Ficaram orgulhosas e cheias de vontade para fazer muitas lições de casa! Que continuem com esta postura por toda a vida escolar!