LIÇÃO DE CASA – INFANTIL 5

A lição de casa é um momento muito esperado pelas crianças do Infantil 5. A possibilidade de fazer a lição com a família e mostrar o quanto estão aprendendo faz com que prestem atenção em cada detalhe. Ao lermos a instrução, nos momentos de roda, e questionarmos o que entenderam, geralmente criam hipóteses sobre como fazer, que materiais utilizar e a quem pedirão ajuda, caso precisem. Neste contexto, chegam em casa já sabendo o quê e como fazer.

Além da sistematização de conteúdos que foram vivenciados e discutidos no ambiente escolar, a lição de casa oferece objetivos ainda mais amplos, como compromisso com prazos, organização do tempo para estudar, busca de informações em outras fontes e a construção da relação entre responsabilidade e autonomia. Diante disso, algumas ações são fundamentais para que a tarefa seja feita de maneira adequada, como ter ao alcance os materiais necessários, criar uma rotina de estudo, disponibilizar um espaço tranquilo que favoreça a reflexão.

Quando as lições retornam para a escola, as crianças expõem para os colegas como pensaram, compartilhando seus saberes e suas impressões. As histórias são muitas e cheias de detalhes: os livros de pesquisa que encontraram com ajuda da avó, as trocas que aconteceram no Período Complementar, o pai que não acreditou no que era para fazer e até a mãe que quis fazer tudo sozinha!

Neste processo, as professoras validam as informações apresentadas, valorizando o esforço e a dedicação das crianças, bem como observam as dificuldades individuais e do grupo, para investir em estratégias potentes para o trabalho em sala de aula.