Museu Afro Brasil – Nossas raízes – 4º ano

A cada ano, como parte do projeto “Para comer com os olhos”, os alunos da Eduque visitam um novo museu e, para as turmas do 4º ano, foi a vez de conhecer o Afro Brasil, no parque do Ibirapuera.

Uma brincadeira de roda e uma conversa sobre a importância da cultura afro-brasileira, na entrada do museu, marcaram o início da visita. Ao entrarem, foram convidados a observar um espaço com diversas obras produzidas por artistas negros ao longo da História. Passado esse tempo de contemplação, todos puderam compartilhar suas impressões e informar qual obra lhes chamou mais atenção.

Em seguida, conheceram uma exposição de joias e adornos africanos e, logo depois, a exposição temporária “A cidade da Bahia, das baianas e dos baianos também” que fala sobre alguns fatos, pessoas e artistas que fizeram da Bahia um lugar tão especial. Lá, entraram em contanto com elementos característicos da cultura afro-brasileira, como objetos e quadros religiosos, o tabuleiro das baianas, as fitas de Nosso Senhor do Bonfim, entre outros.

Continuando a visita, todos foram convidados a apreciar as obras de artistas negros contemporâneos. Nesse momento, a curiosidade, o estranhamento e a surpresa tomaram conta dos rostos e conversas de todos. A pergunta mais ouvida era: “Nossa, o que será que esse artista quis dizer com essa obra?” ou “Isso ficou diferente, o que será que ele estava pensando quando fez?”.

O museu possui um acervo enorme e belíssimo que, com certeza, merece outras visitas. Uma dica cultural riquíssima para todas as famílias.