Jogos de tabuleiro – Período Complementar EF

O Período Complementar EF está com novos jogos em sala! Numa “nova” cultura de entretenimento, dessa vez distante de telas luminosas, os alunos estão se encantando cada vez mais com os jogos de tabuleiro, os board games.

A nova geração de jogos de tabuleiro (board games, em inglês) apresenta modernização e aprimoramento de mecânicas de jogos, diferentes daquelas que estávamos acostumados em “War”, “Banco Imobiliário”, “Perfil” e “Imagem e Ação”.

Com interessantes narrativas, os inúmeros títulos de board games podem estimular o raciocínio lógico, raciocínio espacial, linguagem, memória, planejamento estratégico, habilidades sociais, coordenação motora e visomotora, entre outros. Esses jogos modernos reduziram a aleatoriedade, valorizaram o planejamento e decisão dos jogadores e trouxeram de volta o prazer de se sentar em volta de uma mesa com os amigos para jogar um jogo de tabuleiro divertido.

A indústria de board games é imensa e está começando a ser descoberta no Brasil, por isso, atualmente, só encontramos essa variedade em lojas especializadas de board games ou sites de importação.

Com 11 títulos diferentes, os alunos do Período Complementar EF estão se apropriando das regras e possibilidades que cada jogo oferece, desenvolvendo capacidades em um contexto lúdico e educativo.

– Ubongo

– Fila Filó

– Codinomes

– Fruit Salad

– Eureka

– Dobble

– Sugar Gliders

– Yangizé

– Fantasma Blitz

– Escola de dragões

– Animal upon animal

Na Semana da Crianças, eles fizeram monitoria no dia dos board games, para ensinar os outros alunos, além de jogar novos jogos e conhecer mais títulos divertidos!