O processo de encenação do Curso de Teatro

A Mostra Cultural de Balé, Teatro e Dança Criativa deste ano já tem data e tema. A apresentação será dia 20 de outubro e encenará uma adaptação do livro “O Fantástico Mistério de Feiurinha”, de Pedro Bandeira.

O espetáculo acontecerá em outubro, mas os alunos do curso de Teatro começaram a pesquisar o tema nas primeiras aulas de maio.  Afinal, há muito que se estudar e criar.

Ao contrário do que muitos acreditam, a montagem de uma peça de teatro nem sempre começa pela leitura do texto teatral. Na Eduque, os alunos começam o estudo descobrindo a história e entendendo as personagens. Depois disso, criam eles mesmos algumas falas, elaboram algumas marcações de palco, imaginam qual seria a personagem mais adequada para cada um representar e até mesmo palpitam sobre o nome do espetáculo.

O envolvimento dos alunos nos primeiros dias de ensaio reflete diretamente no resultado final. Primeiro porque a pesquisa os deixa mais confiantes para a cena e segundo porque a sensação de pertencimento em relação ao espetáculo faz com que a dedicação seja exemplar e o orgulho após a apresentação, genuíno.

A julgar pela dedicação das aulas do 1º semestre, podemos esperar que os alunos se superem e tragam muita beleza e alegria ao palco da nossa Mostra Cultural.