“O que é memória?” – 1 Ano

Diante desta questão, muitas ideias vêm à nossa cabeça, não é? Para alguns, são viagens, festas, encontros… Para outros, são recordações boas ou ruins, a saudade…

Nas aulas de História e Geografia, os alunos do 1º ano estão envolvidos com o projeto “Minha história, minha cidade”, que tem como um de seus objetivos trabalhar o significado de memória. Tudo começou com a leitura do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, depois assistimos ao filme “Divertida Mente”, que trazem à tona esse tema, fomentando cada vez mais ideias para a discussão com as crianças.

Dando continuidade às conversas e a fim de concretizar essas memórias, os alunos criaram, junto com seus familiares, uma “Caixa de memórias”. Dentro dela, colocaram um objeto que despertasse alguma “lembrança especial”, afinal, foi assim que definiram a memória.

A cada semana, as crianças têm sido sorteadas para socializar o conteúdo de sua caixa. Esse é um momento especial para os grupos, em que a escuta é total… Risos e choros fazem parte das conversas e elas podem contar sobre suas lembranças e quais sentimentos estão envolvidos.

Compartilhar suas memórias e ouvir as histórias dos colegas têm grande valor, pois proporcionam um exercício de autoconhecimento e a possibilidade de conhecer melhor as pessoas que fazem parte do seu convívio.