Os alunos do 5º Ano estão… Navegando em Mares Conhecidos

Com o objetivo de ampliar a visão que nossos alunos possuem sobre o acesso e uso da internet, estamos realizando a leitura compartilhada do livro “Navegando em Mares Conhecidos”, de Silmara Franco, para promover discussões e análises a respeito do assunto.
Descobrimos que esse instrumento, tão recente, progride rapidamente, trazendo imensos avanços para todas as áreas do conhecimento humano.
Investigamos e descobrimos, entre outros assuntos interessantes, o que deu início ao uso de um sistema de transmissão de mensagens e arquivos entre computadores, as imagens dos primeiros computadores e mouses criados na História, quando o Brasil teve acesso à internet, o que são as gerações X, Y, Z… Enfim, tivemos contato com diversas informações que nos permitiram refletir sobre a dimensão que essa tecnologia vem ocupando na vida das pessoas.
Muitas conversas e discussões surgiram em sala de aula, percebemos que navegar por esse universo “infinito e mágico” tornou-se essencial e até vital nos dias de hoje, porém, vimos também que é necessário sermos criteriosos e prudentes, pois para aproveitarmos tudo isso, devemos ter responsabilidade e respeito sempre.