Projeto Atelier experimenta Arte Postal

A cada ano, o Projeto Atelier seleciona uma linguagem da arte para ser experimentada e estudada pelos alunos que participam da proposta. Em 2011, a pintura em tela foi eleita como projeto piloto; em 2012, tivemos a pintura e o desenho como foco das investigações; em 2013, a pintura saiu do plano bidimensional e deu espaço ao plano tridimensional e foi então a vez das pinturas espaciais, potencializando as possibilidades tridimensionais da arte; em 2014, tivemos o livro de artista como material de estudos e produções e neste ano, 2015, a linguagem contemporânea Arte Postal ou Mail Art foi a eleita.

A arte postal existe pelo mundo desde a década de 50, surgiu como uma forma de assimilação e difusão de novos suportes. O correio era utilizado como intercâmbio entre propostas artísticas, mas após a década de 1970 passou a ser meio de veiculação de trabalhos e ideias, dando oportunidade para atuarem também os artistas e os países que estavam à margem do mercado internacional das artes.

Aqui no Projeto Atelier, os alunos estão estudando e experimentando essa linguagem de diferentes maneiras.Tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de alguns artistas e desafiá-los a dialogar visualmente através da Mail Art: Edith Derdyk, Galvani Galo, Laura Gorski, Luiza Guedes, Jaime Prades e Moisés Patrício. Alguns postais já enviados estão em trânsito.

Convidaram também nosso bibliotecário, Leonardo Vicos, a mergulhar no universo da arte postal, assim como a professora Gabriela Romera. Em breve, teremos novidades!

Aguardem a mostra do Atelier, que acontecerá no final do ano, para conhecer de perto os movimentos imagéticos que as turmas do projeto fizeram acontecer.

Na galeria de fotos, o artista Galo com o postal do aluno Gabriel e momentos de nutrição e produção.