Projeto de Arte: Bolinhas Infinitas – Período Complementar 4 e 5

Já pensou que é possível fazer arte com bolinhas? Este foi o tema escolhido para o projeto de Arte deste grupo: Bolinhas Infinitas.
Ao ouvir o novo tema, as crianças ficaram empolgadas, tentando adivinhar o que iríamos conhecer e qual seria a nova proposta. A curiosidade era tanta que perguntavam diariamente: “Hoje é dia de bolinhas infinitas?” Assim, seguiram por todo o semestre, esperando ansiosamente pela próxima atividade.
Como nutrição estética, selecionamos a artista plástica Yayoi Kusama, que tem seu trabalho reconhecido por utilizar padrões, segmentações e infinitas bolinhas em tudo o que pinta.
Tendo então Kusama como referência para nosso trabalho, as crianças exploraram diferentes maneiras de pintar, desenhar, colar e carimbar com bolinhas. Puderam experimentar pinturas com algodão, cotonete, peças, plástico bolha, tecidos e até mesmo com o próprio dedo. Brincar com bolinhas de gel também fez parte dos nossos dias.
Depois de muita exploração, chegou o momento de compartilhar com todos as nossas descobertas, convidando algumas turmas para experimentar as bolinhas infinitas. Para isso, o teatro da nossa escola foi preparado de modo que todos pudessem conhecer o trabalho realizado pelo grupo, além de interagir com diversas propostas, como uma parede de feltro repleta de bolinhas que podiam ser movimentadas para formar desenhos, um tanque com bolinhas de gel ou um ambiente todo branco, que podia ser transformado em bolinhas infinitas por meio da colagem de adesivos.
O grupo adorou todas essas propostas!