Projeto de Leitura Compartilhada: “O carteiro chegou” – 2º ano

Os alunos do 2º ano iniciaram, neste trimestre, um projeto de Língua Portuguesa, partindo da leitura compartilhada e da interpretação do livro paradidático “O carteiro chegou”, de Janet e Allan Ahlberg, editora Companhia das Letrinhas.

A história traz um carteiro como personagem principal, o qual, no decorrer da história, entrega diversas correspondências para destinatários que, coincidentemente, são personagens de tradicionais contos infantis.

Conforme avançam a leitura, os alunos, além de identificar os contos citados, entram em contato com diferentes gêneros textuais, analisando e percebendo, de forma lúdica, os seus propósitos.

Com uma narrativa em forma de rimas, o livro traz cartas, postais, livrinhos, panfletos e convites, facilitando a reflexão coletiva. De forma espontânea e divertida, os alunos vão compartilhando ideias e construindo seu próprio conhecimento.

Mais uma etapa brilhante, recheada de curiosidade e aprendizagem para o nosso 2º ano!