Santos/ São Vicente – 4º Ano

Nós, do 4º ano, vivenciamos uma experiência marcante em nossa vida acadêmica. Participamos do estudo do meio, no dia 15 de abril, para as cidades de Santos e São Vicente, contribuindo para o conteúdo que aprendemos a respeito da primeira vila no Brasil.

ASaímos da escola às 7h30.  Durante a viagem, na descida da Serra em direção ao litoral, os monitores contaram fatos interessantes sobre a serra, a Mata Atlântica, a planície, o planalto e a pressão do ar.

Em primeiro lugar, paramos em Santos e lá fizemos uma visita monitorada ao Museu do Café, antiga Bolsa Oficial do Café. Observamos a apresentação geral e panorâmica do saguão principal, onde se realizavam os antigos pregões da bolsa do café.

Em seguida, fomos ao Monte Serrat e subimos o morro de bondinho funicular. Lá chegando, ouvimos algumas histórias de corsários e piratas e descobrimos que, antigamente, esse local funcionava como um cassino. Subimos ao topo do morro e lá tivemos uma vista panorâmica de 360° da cidade de Santos. Passeamos de bonde pela estrada de ferro para conhecer o centro histórico, o que nos proporcionou uma verdadeira viagem ao passado.

Posteriormente, tivemos um delicioso almoço no restaurante Dom Pepe Di Napoli.

Depois, visitamos a cidade de São Vicente e conhecemos a primeira vila colonizada pelos portugueses no Brasil. Fomos à Praça da Biquinha e bebemos a água que vem da montanha. Vimos a estátua de Anchieta escrevendo “Só a heróis compete a glória”. Ele costumava escrever seus poemas na areia. Fomos à casa de Martim Afonso, onde vimos peças de museu, utensílios indígenas, ossos e dentes de animais, réplicas de caravelas e espadas.

Finalizamos o nosso estudo com uma sensação maravilhosa e única: conhecer o lugar onde a história realmente aconteceu.