Sistema Digestório – 1º Ano

No mês de setembro, os alunos do 1º ano iniciaram seus estudos sobre nosso Sistema Digestório. Durante a primeira atividade, em roda, contaram um pouco sobre o que já sabiam e o que gostariam de aprender.

Para começar a investigação sobre o assunto, fizemos uma experiência no laboratório. Os alunos comeram uma bolacha e tentaram perceber seu caminho a partir do momento em que a colocaram na boca, o contato com os dentes, a língua e a saliva. Em seguida debatemos como seria o seu trajeto passando pelo estômago, intestinos, até a saída do nosso corpo.

Depois da vivência no laboratório, as crianças fizeram uma viagem pelas páginas do livro “A incrível fábrica de cocô, xixi e pum”, da Fátima Mesquita, que mostra de maneira bem humorada o que acontece em nosso corpo quando comemos algum alimento.

Com objetivo de organizar nossas descobertas, montamos um esquema com plaquinhas indicando o caminho que a comida faz dentro de nosso corpo, sua transformação, por quais órgãos ela passa e algumas das estruturas que auxiliam nesse processo.