Tropeiros – 4º ano

Os alunos do quarto ano realizaram uma dramatização selecionando vestimentas e objetos para caracterizar a viagem dos Tropeiros, que eram pessoas contratadas para levar rebanhos de um lugar para outro, conduzindo os animais por longas distâncias.

Envolvidos com o conteúdo após leituras e sistematização do conhecimento durante as aulas de História, os alunos transformaram o assunto em uma fantástica encenação, com elementos que faziam parte da vida dessas pessoas. Incluíram diálogos, demonstrações de como era a pesca e a caça praticadas, onde dormiam e o que ocorria na chegada ao destino. Criaram situações, refletindo sobre os problemas e dificuldades enfrentados por eles entre os séculos XVIII e XIX.