VISITA AO MAC USP – 2º ANO

No dia 12 de junho, os alunos do segundo ano vivenciaram mais um Estudo do Meio recheado de descobertas no MAC USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. A visita faz parte do projeto institucional “Para comer com os olhos”, que visa ampliar o repertório cultural ao longo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Já na entrada, os alunos observaram a arquitetura do edifício, redesenhado por Oscar Niemeyer, que foi totalmente modernizado para receber o acervo, que antes ficava na Cidade Universitária e no terceiro andar do prédio da Bienal.

Toda a visita foi guiada pela professora de sala, pela coordenadora pedagógica e por um monitor da Faculdade de Arte da USP e direcionada para a curadoria de cada exposição.

Durante a visita, os alunos foram instigados a descobrir como foi feita a curadoria de cada exposição visitada. Na primeira – A Era dos artistas – viram que as obras estavam organizadas em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores. Com base nessas observações, perceberam que a segunda exposição – Visões da Arte – havia sido organizada em ordem cronológica.

Fizeram paradas para analisar, refletir e opinar sobre as obras. Ficaram atentos aos materiais e técnicas utilizados em cada uma. Deram asas à imaginação, deram novos destinos às obras, mostraram diferentes curadorias que poderiam ter sido feitas.

Os alunos ficaram encantados com o acervo: animais feitos de espuma em tamanho natural, obras de pintores conhecidos, como Pablo Picasso e Tarsila do Amaral, e esculturas que pareciam mover-se no ar.

Para ampliar mais seus conhecimentos sobre o edifício e o local em que ele se encontra, foram convidados a conhecer o terraço que tem uma vista incrível de alguns lugares bem conhecidos da cidade de São Paulo: Parque do Ibirapuera, Obelisco e Instituto Biológico.

Finalizando, conheceram O gato de três metros, de Nina Pandolfo, que ronrona todo o tempo. Puderam tocar e sentir o movimento do seu abdômen enquanto ronrona. Foi uma experiência única!

O museu é lindo. Seu acervo está disposto em quase 30 mil metros quadrados e merece muitas outras visitas para apreciá-lo.

Fica a dica para nossas famílias: incluir no roteiro de férias esse maravilhoso programa cultural!