Capa

Visita ao MASP – 3º ano

Agora foi a vez do 3º ano vivenciar mais uma experiência marcante no MASP, Museu de Arte de São Paulo. A visita faz parte do projeto institucional “Para comer com os olhos”, que visa ampliar o repertório cultural ao longo da trajetória acadêmica.

Assim que chegaram, os alunos observaram a arquitetura do edifício instalado no coração da Avenida Paulista. Entraram no local e contemplaram a exposição feita por diferentes temas, artistas e épocas, exposta em cavaletes de cristal, dando a impressão de estar suspensa.

Receberam orientações prévias do conceito de curadoria e como este trabalho é realizado em museus de arte, para que pudessem se atentar à organização das obras.

Continuaram a visita com paradas de observações e reflexões em algumas delas, que trouxeram discussões com temas de racismo, realidade de outras épocas, infância, entre outros. Ficaram atentos à disposição em que as obras estavam distribuídas no espaço e como foi pensada a curadoria do local. Esse foi um dos desafios para as turmas!

Os alunos participaram das discussões, tomaram nota e gravaram áudios para registro do momento. Durante toda a visita, levantavam possibilidades de curadoria feita na exposição a partir de suas observações. O trajeto no museu foi guiado pela professora de Artes, professoras de sala e coordenadora pedagógica.

O museu conta, também, com uma ampla exposição itinerante das obras de Tarsila do Amaral. Os alunos ficaram encantados com o acervo, recheado de pinturas de paisagens, personagens, animais, plantas, entre outras. As crianças identificaram traços da artista que são bem característicos de suas obras, principalmente as mais famosas, como Abaporu, Operários e A Cuca.

O MASP possui um acervo enorme e belíssimo que, com certeza, merece outras visitas. Fica então nossa dica cultural para todas as famílias!