Estudo do Meio – Santos e São Vicente – 4º Ano
Nós, alunos do 4º Ano, realizamos no dia 23 de junho o Estudo do Meio para as cidades de Santos e São Vicente. Foi um dia muito legal e interessante, no qual pudemos nos divertir e conhecer mais a história da primeira vila do nosso país.
Saímos da escola por volta das 7h45, no caminho os monitores realizaram brincadeiras e explicaram sobre o surgimento das rodovias que ligam a cidade de São Paulo ao litoral, as mudanças e características das paisagens e a pressão do ar.
Nossa primeira parada foi na cidade de Santos, fomos conhecer o Museu do Café, local onde funcionava a antiga Bolsa Oficial do Café. Durante a visita, os monitores nos contaram sobre a origem dessa bebida, os tipos de café que existem, várias curiosidades e fizemos uma “viagem” pela história do café em nosso país. Nesse momento, conseguimos nos lembrar de diversos temas da disciplina de História que havíamos estudado em sala, como a escravidão e o pagamento recebido pelos trabalhadores.
Depois, fomos visitar o Monte Serrat e andamos de bondinho funicular… Sentimos uma mistura de alegria e emoção, pois lá é muito alto e íngreme! Esse lugar, antigamente, era um cassino e hoje é usado para visitação turística, festas e eventos. No topo da montanha, conhecemos a capela e vimos a cidade de Santos em 360°.
Passeamos de bondinho pelo centro histórico de Santos e pudemos observar as construções antigas, muitas estão preservadas, outras nem tanto e algumas estão sendo restauradas.
Para terminar a visita na cidade, tivemos um delicioso almoço em um restaurante pertinho da praia.
À tarde, nos dirigimos à cidade de São Vicente, local onde foi fundada a primeira vila do Brasil. Infelizmente não conseguimos conhecer a casa de Martim Afonso e nem beber água na biquinha, pois ambas estavam em manutenção.
Conhecemos a praça central e a monitora nos contou a lenda do Ipupiara, foi bem divertido!
Para finalizar o estudo do meio, fomos até a praia e vimos um monumento que nós apelidamos de “pirulito”, ele simboliza a chegada dos primeiros colonos naquelas terras. Brincamos em roda até nosso ônibus chegar e, enfim, voltamos para nossa escola cheios de aprendizados novos e lembranças deliciosas!