Foto de destaque

As brincadeiras e as descobertas prazerosas!

No brincar, a criança constrói e recria um mundo onde seu espaço esteja garantido.” (MELO & VALE, 2005).

No infantil 2, todos os dias têm brincadeiras! Brincamos na sala, no parque, no solário, na pracinha, na quadra, na casa da árvore e em vários outros espaços da escola! Utilizando  brinquedos e objetos não estruturados, como bacias, colheres, potes, tecidos, teclados, telefones, caixas de papelão, entre tantos outros itens, preparamos os espaços com intencionalidade e permitimos que a criatividade das crianças aflore, pois, na brincadeira, elas conseguem imaginar e se desprender do real significado do objeto.

A brincadeira, além de ser algo espontâneo e tão próprio da criança, possibilita a expressão da linguagem, a escolha, a colaboração, resolve conflitos, estimula o pensar criativo. Brincar é coisa séria e fundamental para o desenvolvimento dos pequenos! Ajuda torná-los mais confiantes e a se sentir competentes no mundo.

Algumas ações estão presentes diariamente nas turmas do Infantil 2: as crianças escondem, acham, empilham, derrubam, colecionam, carregam objetos de um lado para o outro, estão em contato com elementos da natureza e, assim,  vivem experiências significativas e prazerosas!

Compartilhamos, agora, um pouco dos nossos momentos de brincar!