Brincadeiras musicais – Infantil 3

Quando escutamos um som é porque um determinado corpo está vibrando, ou seja, som é movimento, gesto, vibração. Dessa maneira, nada mais natural do que brincar e integrá-lo aos movimentos do nosso próprio corpo.

Foi exatamente o que o Infantil 3 fez! Por meio de brincadeiras de diferentes partes do Brasil, as crianças dançaram e marcaram com o próprio corpo o ritmo de cantigas.

As preferidas delas foram:

“Bambu”, uma brincadeira de roda que veio do interior da Bahia. Cada vez que a palavra bambu aparece na música, as crianças batem os pés no chão e ao ouvirem seu nome ser chamado, devem virar de costas e continuar na roda, até que todas estejam viradas também.

“Bambu, tirabu
Aroeira manteigueira
Tirará (nome da criança)
Para ser Bambu”

“Ana Maria ficou com catapora”, uma parlenda muito cantada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para brincar, as crianças ficam em pé, dançam juntas e no momento em que cantamos: “Vixi”, devem parar e afastar um pouco as pernas. Dançando, sem tirar os pés do chão, a cantiga se repete e novamente no “Vixi”, abrem um pouco mais a perna e assim sucessivamente até o primeiro sentar no chão!

“Ana Maria
Ficou com catapora
Por 24 horas
Vixi” 

“Alface já nasceu”, uma brincadeira de roda originária do Espírito Santo, em que as crianças marcam o ritmo realizando os gestos propostos na cantiga.

“Alface já nasceu
A chuva quebrou o galho
Rebola, chuchu, rebola, chuchu
Rebola senão eu caio
Rebola, chuchu, rebola, chuchu
Rebola senão eu caio” 

Já em “Olha o Camaleão”, uma a uma as crianças são convidadas a entrar em uma fila, o rabo do camaleão, até que ele esteja muito grande. O ritmo é marcado pelo condutor, assim, ora o animal dança pelo espaço muito rápido, ora devagar.

“Olha o camaleão
Olha o rabo dele
Segura esse nego
Senão ele cai
O cachimbo era de ouro
é de samburá”

 Quando brincamos, sentimos o ritmo das canções através do corpo, descobrimos novas possibilidades de expressão corporal e entramos em contato com a tradição cultural do nosso país.