Como fortalecemos nossos alunos socioemocionalmente desde pequenos?

É muito importante que as crianças, desde pequenas, aprendam a lidar com as suas emoções, frustrações, a ter empatia e boa autoestima.

Cuidar dos aspectos socioemocionais na educação das crianças possibilita construir relacionamentos mais saudáveis com as pessoas e essa base fará toda a diferença no decorrer das diferentes fases da vida.

Como trabalhamos essas questões na Eduque?

1.  Conhecendo as crianças, suas características individuais e suas famílias. Nosso porte médio permite uma grande proximidade.

2.  Valorizando os aprendizados e as produções das crianças, diariamente e em momentos especiais de celebrações das conquistas dos alunos com as famílias, como nas Mostras, Cerimônia, Certificações, Eventos e Apresentações.

3.  Mediando conflitos por meio do diálogo, da negociação e do respeito a diferentes pontos de vista.

4.  Incentivando os desafios, fortalecendo suas capacidades.

5.  Definindo regras e limites, assim como as consequências quando não cumprirem o que foi combinado.

6.  Incentivando que a criança exponha suas ideias, indicando o que está sentindo, do que gostou e do que não gostou.

7.  Ensinando a refletir sobre os sentimentos do outro.

8.  Ensinando a respeitar todos os profissionais da escola.

Dicas para os pais:

1.  Permitir que as crianças vivam situações de frustração, não sejam permissivos demais.

2.  Conversar, cuidando para que tenham o turno de fala do adulto e da criança, construindo um diálogo e não apenas uma conversa baseada em perguntas e respostas.

3.  Participar da vida da criançaconhecer seus amigos.

4.  Permitir que a criança também participe da vida de seus pais, compartilhar vitórias e dificuldades com os filhos possibilita construir uma relação de confiança, pois percebem que os pais têm sentimentos parecidos.

5.  Conhecer o perfil da criança, evitando sobrecarregar sua agenda com compromissos, pois isso pode gerar stress e pressão.

6.  Definir os papeis dentro da família, pai e mãe apoiam, incentivam, dão carinho, atenção e também ditam as regras e os caminhos para as crianças, com firmeza e segurança.

7.  Para as crianças a partir de 10 anos: acompanhar a vida digital e o uso de whatsapp, mensagens e redes sociais dos filhos. Educar para que as mesmas regras combinadas na família (por exemplo: não falar palavrão, ser positivo e respeitoso com os outros) sejam válidas nas relações e perfis digitais. Lembrando que redes sociais, como Facebook e Instagram, indicam que a idade mínima para ter um perfil é 13 anos.