Curso de Férias – 1º ao 5º ano/EF – Viajando pelos clássicos

O Curso de Férias teve como tema “Viajando pelos clássicos”, com histórias de mundos fantásticos em diferentes versões. Diversos recursos visuais foram usados, como objetos, teatro de sombras, fantoches, caixas de histórias, além do principal: o livro!

Na primeira semana, conhecemos “O mágico de Oz”, de L. Frank Baum. Nos divertimos com o “Pega-pega da Bruxa do Oeste”, fujimos dos macacos voadores e encontramos a “Cidade das Esmeraldas”, um lugar em que tudo era verde.

Desvendamos as emoções e habilidades das personagens, o que nos levou a reflexões e descobertas sobre nossos próprios sentimentos.

Encerramos a semana com uma deliciosa culinária: bolo verde de limão, e organizamos a Festa “Noite da bruxa má do Oeste”, em que confeccionamos fantasias e dançamos muito.

Durante a segunda semana, conhecemos o mundo fantástico de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, e fomos convidados para um “Chá de desaniversário”, em que confeccionamos as nossas xícaras e comemoramos o dia em que não é o nosso aniversário, aproveitando para saborear a culinária da semana: biscoito de maizena com chá gelado.

Conhecemos também um dos esportes praticados pela Rainha de Copas –  Críquete: modalidade semelhante ao Beisebol. Por aqui, adaptamos este jogo com materiais alternativos. Para finalizar a semana, confeccionamos vestimentas e acessórios para a nossa divertida festa “Valsa da Rainha de Copas”.

Na terceira semana, embarcamos na história “Peter Pan”, de J. M. Barrie, e pesquisamos sobre o relógio Big Bang, que fica em Londres, cidade onde Peter conhece Wendy e seus irmãos. Nos divertimos muito durante toda a semana, brincando de  batalhas de piratas e com estilingues dos meninos perdidos, que confeccionamos.

Aproveitamos o tema da história para refletir sobre a ideia de Peter Pan: ser criança para sempre, o que nos levou às questões: “Você gostaria de ser criança para sempre? O que aconteceria?”, a conversa rendeu diversos desenhos interessantes, em que as crianças puderam expressar suas opiniões.

Encerramos a terceira semana com o “Baile dos meninos perdidos” e uma culinária refrescante e saudável: frutas no palito.

Finalizamos o Curso de Férias com a história “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. Nos divertimos brincando de Asteroide B-612 – brincadeira adaptada como um esconde-esconde ao contrário, em que um aluno escolhia um local para ser o Asteroide B-612 e se esconder, enquanto os outros contavam. Quem encontrasse o esconderijo deveria se esconder junto e ficar lá até o último aluno encontrar.

Confeccionamos uma linda rosa na redoma com palito de churrasco, papel crepom e garrafa PET, e encerramos a semana assistindo ao filme que conta a mesma história, comendo pipoca.

Demos muitas asas à imaginação durante esse mês, e esperamos que, depois de todas essas aventuras, comecemos o ano com muita animação e criatividade!