Curso de Férias – Infantil 4 e 5 – Águas brincantes

O Curso de Férias foi um convite para as crianças aproveitarem os dias quentes do verão brincando com um elemento importantíssimo em nossas vidas: a água. Foi possível refrescar, brincar muito e, ao mesmo tempo, aprender a reutilizar, economizar e conhecer as diversas facetas deste elemento por meio das “Águas Brincantes”.
Durante a primeira semana, as crianças conheceram os segredos da chuva. Atividades envolvendo a imaginação, a curiosidade e a diversão possibilitaram-nas recriar a chuva com ajuda de bolhas de sabão, borrifadores, papéis picados e muito mais. Para tornarmos os primeiros dias mais refrescantes, preparamos um delicioso gelinho de maracujá. Encerramos a semana com a festa “Dançando na chuva”, na qual todos se divertiram tomando banho de chuva, brincando e se refrescando bastante!
Conhecer rios, mares e lagos foi o tema da nossa segunda semana, em que as crianças puderam entender o quão importante é cuidarmos das nossas fontes de água. Cada criança pôde produzir seu próprio rio com saquinhos plásticos, criar sua própria tartaruga reutilizando fundos de garrafas plásticas e descobrir se diferentes tipos de objetos boiavam ou afundavam na água. O interesse no cuidado com a água fez com que as ideias de conscientizar e reutilizar estivessem muito presentes nestes dias, e, para finalizarmos mais uma semana, curtimos a “Festa em Alto Mar”, com direito a picolé de gelatina com frutas, que preparamos no dia anterior. Foi uma festa pra lá de divertida, com bexigas d ‘água, barco gigante e muita alegria.
Para a última semana, as transformações da água ganharam destaque. Após conhecerem os artistas Seyit Uygu e Dimitre Lima, que utilizam a água em suas artes, as crianças vivenciaram experimentos diversos como: colorir a água, conhecer o gelo, fazer espuma, explorar a textura da gelatina e criar desenhos usando a água como instrumento principal. Brincadeiras de lavanderia e lava-rápidos preencheram com faz de conta e muita animação nossos últimos dias. E nada melhor do que fecharmos a semana com uma “Festa de Águas Coloridas”, não é? Montamos um ambiente especial com águas coloridas, borrifadores, peneiras, baldes, bacias e regadores para que a imaginação tomasse conta da festa. Os pequenos esbaldaram-se e encerraram o curso de férias com um milk-shake de frutas de dar água na boca e muitas águas brincantes!

no images were found