Da ansiedade à encenação: a primeira cena completa do grupo de teatro

No geral, o que se imagina quando falamos sobre aulas de teatro fica entre a composição de personagens e a montagem da peça de encerramento. De fato, assim era ensinado teatro antigamente, mas hoje as novas correntes de ensino pregam a utilização do teatro na escola de forma a ser muito além da “encenação de final de ano”. E é esta nova metodologia que é empregada na Eduque.

Baseando-se na prática de ensino de teatro através de jogos teatrais, nesta metodologia – que utiliza o teatro como uma ferramenta pedagógica – os alunos aprendem brincando sobre várias camadas da arte teatral antes mesmo de compor uma cena e treinam características e qualidades que, a princípio, um ator deve ter.

As aulas, sempre muito dinâmicas, são elaboradas seguindo uma organização que passeia por: exercícios de alongamento, nos quais os alunos treinam seu equilíbrio e consciência corporal; aquecimento vocal, quando entendem um pouco mais sobre preparar sua voz e expressar-se por meio dela, e nos vários jogos tradicionais e teatrais que contribuem para a percepção da dimensão do espaço, do senso estético, criação de enredos, protagonismo revezado, controle da ansiedade, trabalho em grupo e, por fim, na relação palco e plateia no ato do fazer teatral.

Contudo, aprender teatro assim, através de jogos que vão muito além do ensaio teatral, exige dos alunos o controle da ansiedade e da vontade de estarem logo no palco criando suas próprias histórias e defendendo seus personagens. Mas isso também é proposital, pois eles aprendem assim a valorizar e respeitar o momento de pisar no palco, entendendo o que está sendo feito e não apenas reproduzindo. Percebem o teatro como uma possibilidade de criar novos mundos, ouvindo e respeitando a opinião alheia.

E o dia finalmente chegou! Nesta semana, cercados de figurinos e acessórios, os alunos puderam soltar a criatividade e criar personagens e enredos. “É pra fazer uma cena completamente criada por nós mesmos?”, indagavam. “Sim, respeitando os personagens e os atores”, a professora relembrava.

A imaginação foi longe, criaram cenas lindas e divertidas. Mas ali, entre o “combinar” e o “apresentar”, todos os conceitos do teatro como ferramenta pedagógica estavam presentes. Tinham começado a entender que o teatro, ensinado assim, vai muito além da cena que estavam combinando. O teatro está no grupo, no respeito por suas próprias ideias, pelas ideias alheias, pela história e pelo palco.