DICA EDUQUE – 5 dúvidas sobre a chupeta

1. Qual é a utilidade?
O ato de sugá-la proporciona ao bebê a sensação de satisfação e segurança que ocorre quando ele está sendo amamentado pela mãe.

2. Prejudica a formação dos dentes?
Se a criança deixar de usá-la até os 2 anos, há indícios de que a correção dos dentes aconteça naturalmente. É importante lembrar que o ideal é sempre optar pelas chupetas com modelos ortodônticos.

3. Com que idade o uso deve ser encerrado?
A associação Brasileira de Odontopediatra e o Ministério da Saúde indicam que a idade limite para o uso da chupeta deve ser de 3 anos, porém, o ideal é que seja retirada gradualmente até os 2 anos.
É importante adiar o processo caso a criança esteja passando por uma fase de instabilidade emocional.

4. É papel da escola ajudar as crianças a deixar a chupeta?
A escola é um importante aliado nesse momento, pois ela ajuda a desenvolver autonomia e permite que outras crianças sejam exemplos e estímulos para deixar o hábito. Porém, a iniciativa e o processo deve ser cuidada pelos pais.

5. O que fazer para a criança deixar a chupeta?

• Diminua o uso, combine quando ela poderá ou não ser usada;
  • Retire a chupeta quando a criança dormir;
  • Peça que ela tire a chupeta sempre que for falar;
  • Não desista nas primeiras tentativas;
  • Evite ter mais de uma chupeta;

Sem título copy